ChatGPT – Definição e História

O que é o ChatGPT

ChatGPT é uma ferramenta com arquitetura de Rede Neural Artificial. Sua aplicação original é em Processamento de Linguagem Natural.

Antes de definirmos do que se trata esses termos, é importante contextualizar essa ferramenta no universo da Inteligência Artificial. Existem muitas categorias de ferramentas de Inteligência Artificial, que diferem em:

  • Arquitetura: Lógica Nebulosa, Agentes Inteligentes, Inteligência Coletiva e Redes Neurais Artificiais, para citar algumas arquiteturas; e
  • Aplicação: Sistemas de Controle, Sistemas Imunológicos Artificiais, Processamento de Imagens e Processamento de Linguagem Natural, para citar algumas aplicações.

O universo da Inteligência Artificial é amplo, multidisciplinar e com raizes históricas que remontam à Grécia antiga. Mas não é objetivo desse artigo descrever e exemplificar essas categorias, nem mesmo outras adicionais existentes. A lista foi apresentada apenas para trazer perspectiva ao tema que será tratado.

Retomando, o ChatGPT possui a arquitetura de Rede Neural Artificial e sua aplicação principal é Processamento de Linguagem Natural. Muito embora a sua versão 4 inclua o processamento de imagens também.

O que são RNAs e o que é PLN?

Em primeiro lugar, a respeito da arquitetura do ChatGPT, é necessário definir o que é uma Rede Neural Artificial (RNA). A princípio, trata-se de um tipo de modelo matemático inspirado no funcionamento do cérebro humano. Um conjunto de neurônios artificiais interconectados compõe uma Rede Neural Artificial. Esses neurônios processam informações em camadas sucessivas para realizar tarefas específicas. Algumas dessas tarefas incluem reconhecimento de padrões, classificação, previsão e controle. Cada neurônio artificial é, em si, uma simulação de um neurônio biológico, e suas interconexões são também chamadas sinapses. Engenheiros de Dados treinam essas RNAs com grandes conjuntos de dados para ajustar seus pesos e conexões, a fim de melhorar sua precisão e desempenho. As RNAs são amplamente utilizadas em diversas áreas, como, por exemplo, reconhecimento de fala e imagem, diagnóstico médico, previsão do tempo, entre outras, além do processamento de linguagem natural, caso do ChatGPT.

Em segundo lugar, com relação à aplicação do ChatGPT é importante falar sobre o Processamento de Linguagem Natural (PLN). A princípio, trata-se de um campo da Inteligência Artificial e da Ciência da Computação que tem como objetivo permitir que computadores entendam, interpretem e gerem linguagem natural de forma efetiva. É uma área de pesquisa multidisciplinar que combina técnicas de linguística, ciência da computação, matemática e estatística. Tem o objetivo de desenvolver algoritmos e modelos que possibilitam a interação entre humanos e computadores em linguagem natural. PLN é também uma área fundamental para o desenvolvimento de sistemas inteligentes e interativos capazes de entender e se comunicar com humanos e tem aplicações em diversas áreas. Só para exemplificar: chatbots (como o ChatGPT), assistentes virtuais, tradução automática, análise de sentimentos em redes sociais, entre outras.

ChatGPT é uma IA Generativa

Além disso, podemos dizer que o ChatGPT se inclui na classe de IAs generativas. Trata-se de um tipo de Inteligência Artificial cujo objetivo é gerar conteúdo original, como imagens, música, texto ou até mesmo vídeos. Ao contrário da inteligência artificial “tradicional”, que é projetada para executar tarefas específicas de classificação de padrões e predição de séries temporais, a IA generativa é projetada para criar algo novo e original por conta própria, a partir de um conjunto de dados fornecido a ela. O ChatGPT, no caso, é focado na criação de textos.

Por que o nome ChatGPT

O ChatGPT tem duas partes básicas: o Chat e o GPT. Se fosse um ser humano, o GPT seria o cérebro, e o Chat seria as mãos e os olhos. No GPT está a “inteligência”, enquanto que os olhos seriam para ler as perguntas que fazemos a ele e as mãos seria para escrever as respostas a nós, ou a outro computador, a partir do uso de uma API.

O chat conhecemos bem, é uma interface de comunicação baseada em texto, usada no WhatsApp ou nos chatbots, por exemplo.

Já o “cérebro”, o GPT, é capaz de processar sequências de palavras de forma eficiente, levando em consideração a relação entre as palavras em uma sentença. Engenheiros de Dados treinam o modelo com grandes volumes de texto. O objetivo é que ele possa aprender a entender a linguagem natural e, em seguida, possa ser ajustado para realizar as tarefas específicas de processamento de linguagem natural.

O GPT possui uma outra interface mais avançada e direta, denominada de Playground, que permite ajuste de parâmetros técnicos para adequar a execução do processamento / resposta de acordo com a intenção do usuário (mais precisão ou mais criatividade na resposta, por exemplo).

História do ChatGPT

Em 2015, um grupo de empresários e pesquisadores, incluindo o empresário Elon Musk, fundou a empresa OpenAI, criadora do ChatGPT. Primordialmente, sua missão original era desenvolver inteligência artificial de forma segura e responsável. A empresa recebeu investimentos de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, incluindo Microsoft, Amazon e Infosys. Rapidamente se tornou uma das principais líderes no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

O desenvolvimento do ChatGPT começou em meados de 2019. A empresa tinha o objetivo de criar um chatbot mais avançado e sofisticado capaz de se comunicar de forma mais natural com os usuários. Aliás, é importante ressaltar que houve uma participação indireta do Google no desenvolvimento dessa tecnologia. Em 2017, a equipe de pesquisa do Google publicou o artigo Attention is All You Need, que apresentou uma arquitetura chamada “Modelo Transformer“. Trata-se de uma arquitetura de rede neural que estabelece a base para muitos modelos de linguagem, como o GPT.

A OpenAI lançou oficialmente o ChatGPT em junho de 2020, disponibilizando uma API para desenvolvedores interessados em integrar o chatbot em seus aplicativos e serviços. O chatbot foi inicialmente desenvolvido para suportar a língua inglesa, mas atualmente suporta mais de 50 línguas.

Envolvimento polêmico de Elon Musk

O envolvimento de Elon Musk no ChatGPT foi indireto. Embora ele tenha sido um dos fundadores da OpenAI, em 2018, Musk deixou o conselho da empresa devido a divergências sobre a estratégia da empresa em relação à inteligência artificial. Desde então, ele não tem estado diretamente envolvido com os projetos da OpenAI, incluindo o ChatGPT.

Devido ao grande sucesso das IAs generativas, Musk realizou duas ações estratégicas. Por um lado, pediu pausa de 6 meses no avanço das IAs, por uma alegada preocupação com riscos que as IAs podem representar para a humanidade. Por outro lado, está investindo milhões em projeto de IA Generativa para o Twitter.

Participação da Microsoft e guerra com o Google

A Microsoft anunciou no início de 2023 um investimento multibilionário na OpenAI, ampliando seus laços com a startup responsável pelo chatbot ChatGPT e preparando o terreno para mais competição com a rival Google. Só para ilustrar, a empresa já havia investido 1 bilhão de dólares na OpenAI em 2019, construindo um supercomputador para alimentar a tecnologia da empresa e oferecer suporte de computação em nuvem.

A Microsoft embutiu essa IA em vários de seus produtos. As atualizações no Power Platform foram descritas pelo vice-presidente corporativo de aplicativos de negócios e plataforma da Microsoft, Charles Lamanna, como o “próximo passo lógico na jornada de automação” da empresa. De fato, Microsoft já integrou o ChatGPT ao Edge e o Bing, como parte do esforço da empresa para continuar a investir em tecnologias de inteligência artificial.

Também no início de 2023, o Google pressionou sua equipe técnica para um lançamento do Bard, seu concorrente para o ChatGPT. As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram 7,7%, eliminando US$ 100 bilhões de seu valor de mercado, depois que uma resposta imprecisa de Bard foi relatada pela primeira vez pela Reuters. Apenas a título de comparação, esse montante é superior ao valor de mercado da empresa mineradora brasileira Vale. Após o episódio, o Google iniciou uma liberação mais cuidadosa de seu robô para um grupo restrito de usuários.

Continuação

Série de artigos sobre o ChatGPT:

ChatGPT – Definição e História (este artigo)

ChatGPT – Funcionamento e Utilidade

ChatGPT – Problemas e Críticas