Como funciona
O ChatGPT é baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer). Trata-se de uma técnica aplicada a Redes Neurais Artificiais (RNAs) que permite entender e produzir textos coerentes e criativos em linguagem natural. Engenheiros de Dados treinaram o ChatGPT com uma grande quantidade de dados de linguagem, incluindo textos da internet e livros.
Quando um usuário faz uma pergunta ou digita algo, o CHATGPT utiliza a técnica de processamento de linguagem natural (NLP) para entender o significado da mensagem. Em seguida, ele gera uma resposta que faça sentido para o contexto da conversa. Ele utiliza uma técnica de codificação de texto para transformar as palavras em números (vetores numéricos, mais precisamente). O modelo da rede neural artificial (RNA) interpreta esses números, realizando cálculos sobre eles.
Finalmente, um algoritmo chamado de “Beam Search” gera as respostas. Trata-se de um método de busca que tenta prever as palavras mais prováveis para serem escritas no texto gerado. Além disso, o que foi digitado pelo usuário ajuda a alimentar a previsão da resposta. A partir dessas palavras, o “Beam Search” cria uma resposta dinamicamente, combinando frases e estruturas de linguagem que aprendeu durante o treinamento.
Sobre o Desempenho
Em princípio, o desempenho do ChatGPT depende da qualidade dos dados que os Engenheiros de Dados utilizaram para o treinamento e da complexidade da linguagem utilizada pelos usuários. Como qualquer sistema de inteligência artificial, ainda existem limitações e possíveis erros na capacidade de entender e produzir respostas. Mas, em geral, o objetivo é criar respostas úteis e coerentes que ajudem as pessoas.
Engenheiros de Dados treinaram o ChatGPT na sua versão 4 (atual) com 6 bilhões de parâmetros. Desse modo, isso o torna muito maior e mais poderoso que o ChatGPT 3.5, que foi treinado com 3,5 bilhões de parâmetros. Portanto, isso significa que o ChatGPT 4 tem mais capacidade de processamento e é capaz de entender e responder a perguntas com mais precisão e rapidez. Além disso, tem maior capacidade de adaptação e resposta mais natural.
Para que serve o ChatGPT
O ChatGPT é uma ferramenta bastante útil para criar novos conteúdos, incluindo textos e imagens. Às vezes ele erra e “mente”, num fenômeno conhecido como alucinação. Alguns pesquisadores são críticos quanto à utilização deste termo, pois esse uso acaba humanizando o ChatGPT. Contudo, é uma excelente ferramenta de apoio, e está gerando uma transformação, uma evolução na produção de conteúdos e na comunicação entre empresas e pessoas.
Em síntese, o ChatGPT procura entender a intenção de perguntas complexas e específicas e potencialmente produz respostas inéditas e de qualidade humana. Responde a qualquer pergunta, indicando, inclusive, suas limitações técnicas quando não é capaz de responder às perguntas. Portanto, atingimos o potencial criativo das máquinas, a Criatividade, algo que parecia ser um dos últimos redutos inalcançáveis da tecnologia.
Exemplos de Atividades do ChatGPT
Só para exemplificar, seguem 6 atividades gerais para utilizarmos o ChatGPT:
- Responder a perguntas gerais: para responder a perguntas em uma ampla variedade de tópicos, desde história e ciência até entretenimento e cultura pop.
- Elaboração / Revisão de Documentos: para ajudar a elaborar documentos, fornecendo modelos e termos padronizados para facilitar a elaboração desses documentos. Pode também ajudar na revisão de documentos, auxiliando na detecção de erros e imprecisões, além de sugerir melhorias e correções.
- Análise de Casos: para analisar casos e fornecer insights valiosos sobre situações anteriores e outras fontes de informação relevantes.
- Suporte ao cliente: para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes e solucionando problemas.
- Ensino à distância: como uma ferramenta de aprendizagem para ajudar os alunos a esclarecer dúvidas, fornecer feedback e informações adicionais sobre tópicos específicos.
- Desenvolvimento de software: como uma ferramenta de desenvolvimento de software para ajudar os desenvolvedores a escrever código, identificar bugs e depurar aplicativos.
Uma análise da acurácia
Para fins de qualidade de resultados, alguns casos de uso foram mapeados por Barak Turovsky. O resultado desse mapeamento Acurácia x Fluência está contido num gráfico que será futuramente postado.
Pessoalmente, nos testes que pude realizar, identifiquei os seguintes diferenciais no ChatGPT: (1) Ajuste do vocabulário e didática ao público-alvo pretendido; (2) Dimensionamento hierárquico de informação, de acordo com o solicitado; (3) Escrita do tipo de texto pedido (poemas, artigos etc.).
O ChatGPT é excelente para dar uma versão inicial (ou v0) dos trabalhos. A partir daí, é de responsabilidade do solicitante ler o resultado e julgar a qualidade da resposta (se for um sênior da área), ou então procurar por fontes que confirmem as informações (se não tiver experiência na área de resposta). É um excelente Estagiário / Júnior / Co-Piloto. Inclusive é esse o nome que a Microsoft deu à solução ao integrá-la às ferramentas que fornece aos seus clientes.
Continuação
Série de artigos sobre o ChatGPT:
ChatGPT – Definição e História
ChatGPT – Funcionamento e Utilidade (este artigo)
ChatGPT – Problemas e Críticas