Imagem que mostra um quebra-cabeças com quatro peças. Transmite a ideia de que a Tecnologia deve se encaixar nos processos empresariais. em que momento e onde devo usar Inteligência Artificial no meu negócio?

Quando e Onde usar Inteligência Artificial (IA) no meu Negócio

Introdução

No dia 08/Ago/2024, tive a oportunidade de conversar com o Grupo de Tecnologia e Inovação em Saúde “Geek Vision” de SP-Capital. O tema da apresentação foi “Quando e Onde usar Inteligência Artificial (IA) no meu Negócio”.

Conteúdo da Apresentação

No vídeo, proponho caminhos de como deve ser uma jornada da Transformação Digital numa empresa tradicional. Trata-se de um método de revisão empresarial completo ou 360o. A princípio, tenho a impressão de que este método é de minha autoria, desconheço qualquer trabalho nesta linha – se alguém conhecer, peço a gentileza de me apresentar. Já tratei do assunto Transformação Digital em outros artigos deste blog: “Três obstáculos para a Transformação Digital” e “Como enfrentar o desperdício nas empresas

Além disso, inclui na apresentação a jornada específica de Tecnologia da Informação, contendo ferramentas tecnicamente disponíveis e financeiramente viáveis. Nesse sentido, considero também as Inteligências Artificiais mais antigas, para fins de levantamento histórico, e as baseadas em Redes Neurais Profundas (Preditivas, Classificatórias e Generativas). Aproveito para fazer um comparativo rápido entre as soluções de Computação Clássica e as soluções de Inteligência Artificial. Afinal de contas, em que momento e onde devo usar Inteligência Artificial no meu negócio?

Ponderações sobre a Apresentação

Evidentemente, o vídeo é apenas introdutório e genérico, não incluindo, nas fases dessa jornada:

  • necessidades de mudanças culturais (de “projeto” para “ágil”, por exemplo)
  • detalhes de dependências (tudo o que precisa acontecer para poder avançar)
  • opções de inversão (uma fase antes da outra em situações de exceção)
  • situações de sobreposição (fases que podem rodar simultaneamente sem efeitos colaterais)

É importante frisar que os argumentos do vídeo são específicos para empresas tradicionais, que correspondem a 99,9% dos CNPJs ativos no Brasil. Startups representam menos de 0,01%, e demandam outra tratativa estratégica por necessitarem de grande flexibilidade na tecnologia e nos negócios. Tecnologias aplicadas no uso pessoal também são um caso à parte, uma vez que permitem muito mais exploração livre que num ambiente empresarial.

O vídeo é gravado em “tomada única”, sem nenhum tipo de edição, porém com alta qualidade de som e capítulos bem delimitados.

Dificuldades para a Tomada de Decisão Estratégica sobre IA

No momento atual, vivemos uma grande separação de posicionamentos, em que uma boa parte da mídia e dos infliuencers diz que a IA Generativa irá solucionar muitas das mazelas da sociedade, enquanto que outra parte diz que a IA terá impacto ‘modesto’ na produtividade. Dessa forma, num universo virtual com grande sobrecarga de informações e com posicionamentos tão distintos, como decidir sobre as Tecnologias da Informação?

Segue o vídeo, para quem tiver tempo / interesse / curiosidade. Críticas e sugestões serão muito bem-vindas.